domingo, 29 de agosto de 2010

Conviver.

Conviver com alguém normalmente é algo um tanto complicado, exige, acima de tudo, a vontade de fazer tudo dar certo e isso significa ter vontade de aprender a exercer o respeito pelo espaço do outro.

Em algumas situações esse respeito deixa de existir, ele é anulado por excessos. Excesso de amor, de cuidados, de curiosidade. Para mim, esta é uma das piores formas de “falta de respeito”.
Imagine você, dividindo um espaço com alguém que você ama. Imagine que esse alguém também ama você. E imagine que por conta disso, esse alguém passa a fazer tudo, absolutamente tudo, em função do que você gosta, do que você precisa e simplesmente se anula e deixa de fazer coisas em seu próprio benefício, por insegurança, ócio ou qualquer outro motivo.
Muitas pessoas se sentiriam confortáveis em uma realidade assim, para mim, esses são os egoístas.
Na verdade, acho que uma situação como essa é totalmente sufocante, principalmente por que alguém que “se doa” desta maneira, mesmo que muito intimamente, sempre espera uma retribuição no mesmo nível, o que dificilmente acontece. Diferente de quem convive amando de um jeito natural e tem mais chances de receber uma resposta positiva, o que na verdade não passa de uma reação também natural.

Levei muito tempo para entender tudo isso, mas agora que entendo sei o que alguns sentiram em tempos passados e realmente espero que os que fazem parte deste presente, consigam um dia compreender a necessidade de amar e viver com liberdade.

Ótima semana!

Nenhum comentário: